Depois da Jaguar ter apresentado o seu primeiro automóvel eléctrico de produção no início deste mês, o I-Pace, começam a surgir os rumores que sugerem que este modelo pode vir a receber uma variante mais potente e radical no futuro.
Na base de tudo isto estão as declarações de John Edwards, director geral da divisão de elevadas performances da Jaguar Land Rover, a Special Vehicle Operations (SVO). Edwards confirmou que os responsáveis do departamento SVO estão entusiasmados com as possibilidades que uma mecânica totalmente eléctrica oferece na hora de desenvolver versões de alto rendimento.
Porém, o responsável máximo da Special Vehicle Operations adiantou que o desenvolvimento deste tipo de versões não será para já, lembrando que este tipo de veículos e o que eles representam têm muitos desafios associados. Ainda assim, Edwards vê esta entrada no segmento dos eléctricos por parte da Jaguar como uma oportunidade de negócio para a SVO.
"É definitivamente um desafio diferente, mas na realidade vejo-o como uma oportunidade e os nossos engenheiros adoram ter problemas. As regras dos veículos de alto rendimento num mercado tradicional estão muito estabelecidas e reagimos a elas. Com os veículos eléctricos não há regras estabelecidas, o que permite explorar diferentes tipos de soluções", afirmou John Edwards, em declarações à publicação australiana "Motoring".
Desta forma, e tal como começámos por dizer, o que poderá fazer mais sentido num futuro próximo é que a SVO use a base do novo Jaguar I-Pace para criar uma versão mais potente e mais radical, denominada I-Pace SVR. Mas tal como o próprio Edwards esclareceu, há outras ideias em cima da mesa.
"Claro que gostaria de o ver [I-Pace SVR]
, mas também tenho outras ideias loucas que podemos por em prática", referiu Edwards, citado pela "Motoring".
A confirmar-se, esta não seria a primeira versão desportiva e de elevadas performances do Jaguar I-Pace, já que a marca britânica anunciou no ano passado a versão de competição deste modelo, denominada I-Pace e-Trophy, que vai dar origem (ainda este ano) a um troféu monomarca que servirá de "apoio" às provas da Fórmula E.