A Jaguar Land Rover declarou "guerra" aos enjoos a bordo dos seus automóveis e garante que os seus futuros veículos serão capazes de reconhecer se os seus ocupantes estão enjoados e ajustar as características do automóvel para minimizar o desconforto durante a condução.
O enjoo provocado pelo movimento do veículo afecta cerca de 70% das pessoas e de acordo com Spencer Salter, investigador da Jaguar Land Rover na área das tecnologias para o bem-estar, antes deste estudo "muito pouco se sabia sobre as causas do enjoo e como minimizá-las".
A Jaguar Land Rover, que afirma ser líder nesta "guerra" contra o enjoo nos automóveis, criou um algoritmo que gera uma "pontuação sobre o bem-estar" de cada passageiro, permitindo assim ao sistema perceber quando os ocupantes estão mal dispostos e criar um estilo de condução personalizado e adaptar o interior do veículo para aumentar o seu conforto.
Pode parecer tecnologia do futuro, mas a Jaguar Land Rover garante que com a informação que recolheu até à data já é possível reduzir os efeitos desconfortáveis que os passageiros sofrem em cerca de 60% das ocasiões.
A Jaguar Land Rover recolheu dados, gerados durante mais de 25 mil quilómetros, de pessoas que enjoam durante as viagens de carro e percebeu, entre outras coisas, que os smartphones são uma das principais causas. Como seria de esperar, a JLR rapidamente fez a ponte para os automóveis autónomos do futuro, que tornarão os condutores em passageiros com mais tempo livre para ler ou trabalhar a bordo desses automóveis.
O algoritmo que a JLR desenvolveu vai calcular, através de sensores biométricos que registam os sinais fisiológicos, se o condutor e os passageiros estão enjoados. Estes dados serão combinados com as informações do movimento do veículo, permitindo ao automóvel saber quem está enjoado mesmo antes de sentirem qualquer sintoma.
"Este estudo avançadíssimo criou uma solução que, baseado em bases científicas sólidas, pode fazer com que as viagens sejam mais agradáveis, independentemente da susceptibilidade de enjoar dentro de um veículo", disse o Dr. Steve Iley, director do departamento médico da Jaguar Land Rover.