O Moab Easter Safari é uma aventura que se repete anualmente e em cada edição a Jeep mostra alguns protótipos que primam sempre pela originalidade. Como a tradição ainda é o que era, estão disponíveis cinco propostas com base na pickup Gladiator Gravity, todas originais e apelativas.
Escolher a mais interessante num lote formado pelo Five-Quarter, J6, Wayout, Flatbill, JT Srambler e Gladiator, não é tarefa fácil. Qualquer delas pode ser inspiradora para quem procure transformar o modelo de série, que a Jeep já anunciou que será vendido na Europa.
FIVE-QUARTER. Inspirado no Jeep militar de 1968 tem uma carroçaria em fibra de vidro e carbono. As longarinas do chassis reforçadas e as molas de lâminas traseiras substituídas por conjuntos de mola/amortecedor. As jantes de 20 polegadas com pneus enormes sublinham a imagem de um modelo. O motor 6.2 Hemi Hellcrate com um compressor volumétrico permite chegar aos 700 cv e está associado a uma caixa automática de três velocidades.
J6. A carroçaria com uma cabine simples em vez da cabine dupla, que surge no Gladiator de série dá que pensar – será uma alternativa com futuro?... A caixa de carga é enorme nos seus 1,83 metros. O motor V6 de 3,6 litros é semelhante ao que está disponível na versão de série. A altura ao solo foi dilatada 5,1 cm e foram adoptadas jantes de 17 polegadas com pneus de 37 polegadas.
WAYOUT. Realizado com base na versão Rubicon do Gladiator, foi pensado para quem gosta de grandes desafios nos piores terrenos. Por isso a altura ao solo foi dilatada em 5,1 cm e foram adoptadas jantes de 17 polegadas. O "snorkel" ou um "jerry-can" colocado em posição lateral, não foram esquecidos.
FLATBILL. O mundo das provas de motocross está na origem de uma proposta com um sistema interessante para transportas duas motos que chegam à caixa de carga com rampas especificas. A agressividade da imagem passa pela maior altura ao solo (10,2 cm) e pneus jantes de 20 polegadas com pneus de 40 polegadas, que obrigaram a dilatar as cavas das rodas.
JT SCRAMBLER. Recorda o Jeep Scrabler de 1982, realizado com base no CJ-7 e, caso não fosse a altura ao solo dilatada em 5,2 cm e as jantes de 17 polegadas com pneus de 37 polegadas e o JT Srambler poderia dar a ideia de que se trata de uma versão especial do Gladiator, pronta para ser comercializada.
GLADIATOR GRAVITY. Este protótipo parece uma montra de todos os opcionais da Jeep Performance Parts, que a Mopar propõe para o Gladiator. É a proposta mais próxima do modelo de série, apesar das jantes de 17 polegadas com pneus de 35 polegadas.