É mais um recorde estabelecido pela Hyundai, mostrando que a mobilidade eléctrica é já uma realidade para todos aqueles que ainda colocam dúvidas.
O construtor sul-coreano pôs no terreno três dos seus SUV sub-compactos com um desafio pela frente: cada um tinha de percorrer mais mil quilómetros com um único carregamento eléctrico da bateria com 64 kW.
O teste, também designado como "hypermiling", foi dominado com facilidade, com a primeira viatura a parar sem energia aos 1.018,7 quilómetros e a segunda aos 1.024,1.
O teste foi realizado em "ambiente quase laboratorial", é certo, na pista alemã de Lausitzring mas o objectivo foi amplamente atingido: o último Hyundai Kauai Electric estabeleceu um novo recorde ao interromper a marcha aos 1.026 quilómetros certos!
Apesar de o uso do ar condicionado não ter sido proibido, nenhuma das equipas de condutores quis correr o risco de uma condução com o sistema ligado, para não prejudicar os resultados de autonomia.
Apenas a luz de condução diurna permaneceu ligada, cumprindo os requisitos legais de condução.
Os momentos mais animados da experiência resumiam-se à troca de condutores, e a discussão em redor de tópicos como as configurações do controlo da velocidade de cruzeiro e a visualização do consumo de energia no computador de bordo.
"Com este teste, o Kauai Electric demonstrou o seu potencial e eficiência como um SUV de estilo de vida ecológico", sublinhou Jürgen Keller, director executivo da Hyundai Motor Deutchland.
"A sua aptidão para o uso diário está demonstra e mostra que, no que refere aos nossos veículos eléctricos, a ansiedade do condutor relacionada com a autonomia é algo do passado".
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?