O Koenigsegg Agera RS detém o título de automóvel de produção mais rápido de sempre e é uma das "máquinas" mais desejadas do mundo. Mas se não conseguiu um já não vai a tempo (pelo menos um novo), é que a pequena fabricante sueca acaba de anunciar que o último exemplar deixou a linha de montagem.
Este número permitiu ao Agera RS "sair de cena" com cinco recordes do mundo "no bolso", entre eles o de automóvel de produção mais rápido de sempre, depois de atingir os 457.94 km/h numa estrada fechada no Nevada, Estados Unidos.
Além deste recorde o Agera RS detém ainda o quilómetro e a milha lançada mais rápida numa estrada pública, com marcas de 445.63 km/h e 444.76 km/h respectivamente. Bateu ainda o recorde dos 0-400-0 km/h (que já pertencia à Koenigsegg) com um registo de 33.29 segundos e alcançou uma velocidade máxima a duas passagens (foi feita uma média entre as duas) de 447.19 km/h.
Recorde-se que a produção inicial estava limitada a apenas 25 exemplares, mas se a isso juntarmos o protótipo de testes (entretanto vendido a um privado) e o exemplar que sofreu um acidente no Nurburgring e que agora foi reconstruído (acabou por ser o último a deixar a linha de montagem) ficamos com uma contagem de 27. A isto ainda temos que juntar os três derradeiros exemplares da "Final Edition", versão apresentada no Salão de Genebra de 2016 e que eleva o total para 30 unidades.
Contas feitas, este Koenigsegg Agera RS conquistou tudo o que tinha para conquistar e retira-se em grande, abrindo uma vaga para o novo protagonista da marca sueca, o hiperdesportivo híbrido Regera. Contudo, é de esperar que no próximo ano a Koenigsegg possa vir a lançar um novo modelo a combustão para seguir as pisadas deste Agera.