
















A indústria automóvel actual é cada vez mais formada por alianças entre várias marcas de forma a optimizar recursos e reduzir custos. As últimas marcas a entrar para esta lista são a Koenigsegg e a National Electric Vehicle Sweden, conhecida por NEVS. E se a Koenigsegg dispensa apresentações, basta olhar para os hiperdesportivos Agera e Regera, importa dizer que a NEVS é uma empresa sueca com capital chinês que comprou os direitos do SAAB 9-3 e o que restava da fábrica da SAAB.
Agora, graças a esta aliança, a NEVS vai injectar 150 milhões de dólares na empresa liderada por Christian von Koenigsegg e vai receber 20% da empresa em troca. A NEVS fica com 65% do controlo desta "join venture", ao passo que os restantes 35% ficarão nas mãos da marca com sede em Angelholm, que em vez de contribuir com capital vai participar com "propriedade intelectual, licenças tecnológicas e design de produto".
O objectivo é abrir e explorar novos mercados com o fabrico de automóveis em volumes superiores aos da Koenigsegg. O mesmo é dizer que a NEVS deixará de parte a ideia de produzir uma berlina eléctrica com base no SAAB 9-3 (ver galeria) para centrar atenções num automóvel eléctrico de luxo desenhado e desenvolvido pela Koenigsegg.
É certo que ainda é prematuro falar dos automóveis que vão resultar desta parceria, mas faz sentido pensar que o primeiro eléctrico a sair desta "joint venture" pode ser um rival de modelos como o Tesla Model S ou o Porsche Taycan. Recorde-se que Christian von Koenigsegg é um fã confesso da Tesla e conduz diariamente um Tesla Model S (ver galeria).
Certo, para já, é que graças a esta parceria a Koenigsegg não só passa a ter acesso à fábrica da NEVS em Trollhättan, na Suécia, bem como a uma enorme rede de distribuição na China. A NEVS, por outro lado, passa a dispor do "know-how" da Koenigsegg, que tem forçado, constantemente, os limites dos hiperdesportivos. Prova disso é o Agera RS, modelo que se tornou o automóvel de produção mais rápido de sempre, tendo atingido a impressionante marca dos 447,6 km/h.