Apresentado no último Salão de Genebra, em Março deste ano, o Koenigsegg Jesko é um dos hiperdesportivos mais radicais do mundo, mas até então só o tínhamos visto debaixo dos holofotes do certame helvético. Isso acaba de mudar, já que a Koenigsegg desvendou esta semana um conjunto de imagens do Jesko na fantástica cidade de Lucerna, na Suíça.
Com um preço base de 2,5 milhões de euros, o Jesko terá uma produção limitada a apenas 125 unidades, que já estão todas esgotadas. 83 exemplares já estavam reservados antes da apresentação, e as 42 restantes foram "despachadas" nos cinco dias posteriores ao evento. Não há como confirmar, mas a portuguesa Carina Lima terá garantido um.
A produção do Jesko – baptizado em homenagem ao pai de Christian von Koenigsegg – arranca no final do próximo ano e vai decorrer ao ritmo de uma unidade produzida por semana.
Este motor surge acoplado a uma transmissão automática revolucionária a que a marca chama de "Light Speed Transmission". Trata-se de uma caixa automática de nove velocidades – desenvolvida pela marca sueca – que permite saltar mudanças de forma instantânea. A Koenigsegg diz que será possível passar mudanças "quase à velocidade da luz", mesmo que seja entre uma 7.ª e uma 3.ª.
Tudo em redor do Jesko impressiona, desde o preço à imagem, passando pela exclusividade e claro, pelas prestações. É que a Koenigsegg garante que o Jesko será capaz de chegar aos 482 km/h, o que a confirmar-se será mais do que suficiente para bater o recorde de velocidade máxima para um automóvel de produção, que está fixado nos 447,6 km/h e já pertence à marca sueca. Porém, o Jesko pode não ficar por aqui, é que nas simulações virtuais terá conseguido superar a barreira dos 500 km/h. Resta saber até onde a Koenigsegg está disposta a ir…