A Koenigsegg surpreendeu tudo e todos no Salão de Genebra deste ano e apresentou o Jesko, um hiperdesportivo de 1.623 cv que chega para substituir o Agera RS e que tem um preço base de 2,5 milhões de euros. Acha caro? Então saiba que as 125 unidades que a marca sueca vai produzir já estão todas vendidas!
De acordo com as informações agora reveladas pela empresa fundada por Christian von Koenigsegg, 83 unidades do Koenigsegg Jesko já estavam reservadas antes da apresentação no certame suíço, sendo que as 42 restantes foram "despachadas" nos cinco dias posteriores ao evento de apresentação.
Escusado será dizer que as coisas não podiam ter corrido melhor para a Koenigsegg, já que o Jesko é o seu modelo com maior volume de produção previsto até à data. "Que se tenha vendido em poucos dias desde a sua apresentação é um testemunho maravilhoso que demonstra a grande equipa que temos na Koenigsegg", afirmou Christian von Koenigsegg, fundador e CEO da marca sueca.
Portuguesa Carina Lima pode ter garantido uma das 125 unidades
Carina Lima, conhecida piloto portuguesa e proprietária de dois Koenigsegg, partilhou uma imagem do Jesko na sua conta de Instagram e felicitou a marca sueca por mais este sucesso. Na legenda pode ler-se: "mal posso esperar por vê-lo na realidade e por senti-lo", o que deixa antever que a portuguesa - que se tornou na primeira proprietária do Koenigsegg One:1 - pode ter garantido um destes exemplares.
Ver esta publicação no Instagram
Monstro de 1.623 cv que pode chegar aos 500 km/h
A produção do Jesko – baptizado em homenagem ao pai de Christian von Koenigsegg – arranca no final do próximo ano e vai decorrer ao ritmo de uma unidade produzida por semana. Apesar da imagem radical está homologado para circular na estrada e será alimentado por um motor V8 biturbo de 5.0 litros que produz 1.298 cv com gasolina convencional e 1.623 cv com E85 (85% de etanol e 15% de gasolina).
Este motor surge acoplado a uma transmissão automática a que a marca sueca chama de "Light Speed Transmission". Trata-se de uma caixa automática de nove velocidades, desenvolvida em casa, que permite saltar mudanças de forma instantânea. A fabricante sueca fala em trocas de mudança "quase à velocidade da luz", mesmo que seja entre uma 7.ª e uma 3.ª.
A Koenigsegg anuncia uma velocidade máxima de 482 km/h, mas nas simulações virtuais o Jesko terá superado a barreira dos 500 km/h. Resta agora saber se a Koenigsegg vai tentar bater o recorde de velocidade para um automóvel de produção, que pertence ao Agera RS (447,6 km/h).