O único Koenigsegg Agera RS Gryphon que existe no mundo sofreu o segundo acidente no espaço de um ano! A situação é tão insólita que já há quem diga que este hiperdesportivo avaliado em dois milhões de dólares está amaldiçoado.
Apresentado ao público no Salão Automóvel de Genebra do ano passado, este exemplar único foi encomendado por Manny Khoshbin, um coleccionador norte-americano. Porém, cerca de um mês depois, durante os testes finais antes da entrega este Agera sofreu um acidente e ficou destruído.
A empresa sueca prontamente ofereceu um substituto a Khoshbin e admitiu que iria reparar este Gryphon e torna-lo uma espécie de protótipo de testes. Mas a história (infelizmente) acaba aqui…
Agora, exactamente 12 meses depois deste acidente, o Gryphon, já reconstruído, voltou a sair de estrada e a ficar bastante maltratado. Segundo a imprensa sueca tudo terá acontecido em Trollhattan, na Suécia, perto das instalações da NEVS, marca de automóveis eléctricos que substituiu a famosa Saab.
Ännu en #Koenigsegg har kraschat i Trollhättan.
— Teknikens Värld (@teknikensvarld) May 17, 2018
Detta hände för bara några timmar sedan, ett stenkast från #Nevs testbana. Exklusiva bilder på https://t.co/QtUCusXkcZ #crash #thn pic.twitter.com/xQ2WJRi1zK
Não sabemos o que terá estado na causa de mais este acidente, mas já está confirmado que este foi o primeiro teste público depois do acidente do ano passado e que tanto o condutor como o passageiro escaparam ilesos.
Recorde-se que este Agera RS Gryphon, que tem um motor V8 biturbo de 1360 cv, conta com um acabamento em fibra de carbono exposta e tem vários apontamentos em folha de ouro de 24 quilates. Estes acabamentos personalizados foram aplicados na fábrica da Koenigsegg em Angelholm, na Suécia, pelo artesão italiano Ettore "Blaster" Callegaro.