Um grupo de assaltantes conseguiu entrar na fábrica da Jaguar Land Rover em Solihull e fugir com 3,5 milhões de euros em motores.
Parece o roteiro de um filme de Hollywood, mas foi bem real e, aparentemente, fácil. É que os ladrões utilizaram um camião roubado e passaram pelos controlos de segurança sem problemas, sendo que depois de já se encontrarem dentro das instalações da fábrica de Solihull limitaram-se a "engatar" um reboque carregado de motores ao camião.
Tudo isto foi realizado em seis minutos, o que atesta bem da facilidade com que todo o plano foi concretizado. Mas se pensa que a história terminou aqui, está enganado. É que depois de terem levado o primeiro reboque, os ladrões resolveram regressar ao complexo de Solihull para mais um "carregamento". O processo foi o mesmo, utilizando documentação para entrar e sair das instalações.
No total, os dois reboques roubados tinham motores no valor de 3,5 milhões de euros. Mas se o valor faz com que este seja um dos maiores roubos do género, a facilidade com que tudo se realizou é o que mais se destaca. É que foi tudo registado pelo sistema de vigilância e os assaltantes utilizaram documentação que autorizavam a sua entrada e saída do complexo, pelo que as autoridades locais acreditam que o roubo foi organizado (ou pelo menos contou com a ajuda) de alguém do interior.
O roubo aconteceu na madrugada do passado dia 1 de Fevereiro e até agora o melhor que as autoridades conseguiram foi encontrar os atrelados roubados. Mas escusado será dizer que os motores já não estavam lá.
Até ao momento, a Jaguar Land Rover preferiu não fazer nenhum tipo de comentários, limitando-se a adiantar que está a trabalhar junto das autoridades e que oferece uma recompensa a quem revelar informações que permitam recuperar os motores roubados.