O novo Lamborghini Aventador SVJ pode ainda nem ter sido apresentado "ao natural", sem camuflagem, mas já é o automóvel de produção mais rápido de sempre no Nürburgring, terminando assim com o reinado do Porsche 911 GT2 RS, que durou menos de um ano.
Esta semana já lhe tínhamos dito que corriam rumores de que este recorde já teria sido batido, mas só esta quinta-feira a marca de Sant’Agata Bolognese revelou os números oficiais: 6 minutos e 44.97 segundos. Foi este o tempo que o Aventador SVJ precisou para percorrer os mais de 20 quilómetros do icónico traçado alemão, retirando assim mais de dois segundos à antiga melhor marca, fixada nos 6 minutos e 47.3 segundos pelo 911 GT2 RS.
Quando vimos o tempo do Porsche 911 GT2 RS em Setembro do ano passado – na altura tirou o Lamborghini Huracán Performante do trono – pensámos que esta marca iria lidera a tabela dos mais rápidos durante algum tempo, mas a fabricante italiana não pensou da mesma forma e cedo percebeu que o SVJ, a versão mais radical do Aventador, seria a "arma" perfeita para atacar o rival de Estugarda.
Dito e feito. Com Marco Mapelli ao volante, o Aventador SVJ registou uma volta canhão ao Inferno Verde e já causou um grande impacto no mundo automóvel, mesmo que ainda nem tenha sido apresentado. A "Lambo" ainda não divulgou o vídeo da volta completa, mas acreditamos que o fará ainda esta semana.
Ainda pouco se sabe acerca deste modelo, mas tudo indica que tenha uma suspensão mais rígida que a do Aventador LP 750-4, o mesmo sistema aerodinâmico activo ALA (Aerodinamica Lamborghini Attiva) do Huracán Performante, eixo traseiro direccional e claro, um motor V12 "monstruoso" com uma potência a rondar os 800 cv.
"Top 10" dos carros de estrada mais rápidos de sempre no Nürburgring
Carro
|
Tempo
|
Porsche 911 GT2 RS |
6:47.25 |
Lamborghini Huracán LP 640-4 Performante |
6:52.01 |
Porsche 918 Spyder |
6:55 |
Porsche 911 GT3 RS
|
6:56.4
|
Dodge Viper ACR |
7:01.3 |
Nissan GT-R Nismo |
7:08.679 |
Mercedes-AMG GT R |
7:10.92 |
Gumpert Apollo Sport |
7:11.57 |