A Lamborghini apresentou esta segunda-feira a sua mais recente versão do Huracán, denominada EVO, que conta com uma imagem mais arrojada e com uma potência ao nível do modelo mais radical da gama, o Huracán Performante.
Mas as maiores alterações surgem na traseira, com destaque para o novo "spoiler" integrado na secção posterior, para o enorme difusor traseiro e claro, para as duas saídas de escape colocadas numa posição elevada, tal como acontece com o Huracán Performante (ver galeria abaixo).
Além de uma estética mais apurada, todas estas alterações produziram alterações ao nível da dinâmica e da aerodinâmica. Esse foi, de resto, o principal objectivo da "Lambo" para este EVO, que viu a aerodinâmica melhorada em mais de cinco vezes por comparação com o Huracán de primeira geração.
Esta versão do Huracán ganhou um nível de equipamento próprio – EVO - que combina a pele com a Alcantara e que neste modelo em particular é complementado por um tom "Arancio Dryope" semelhante ao da carroçaria.
Quem quiser uma proposta ainda mais radical pode pedir elementos em plástico reforçado com fibra de carbono e um sistema de luz ambiente personalizável. Mas isto é só o início, é que tal como acontece nos restantes modelos da marca, o programa de personalização "Ad Personam" da Lamborghini está disponível para dar vida aos sonhos dos clientes.
Com 650 cv o Huracán Performante vai continuar a ser o Huracán mais potente da família Huracán, ainda assim, este EVO não está longe. Alimentado por um motor V10 naturalmente aspirado de 5.2 litros, produz 640 cv de potência e 600 Nm de binário máximo, mais 30 cv que o seu antecessor.
Estes números, juntamente com o peso de apenas 1.422 quilos, fazem com que este EVO acelere dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,9 segundos, dos 0 aos 200 km/h em 9 segundos e que chegue aos 325 km/h de velocidade máxima.
Os registos são idênticos aos do Huracán Performante, mas este EVO estreia o sistema "Dinamica veicolo Integrata (LDVI)" da Lamborghini, que controla todos os aspectos da dinâmica deste modelo, e o sistema "Lamborghini Piattaforma Inerziale (LPI)" que trabalha em conjunto com os sistema de suspensão e tracção para oferecer sempre a melhor configuração possível para cada momento.
A potência é enviada para as quatro rodas mas pode ser canalizada para uma única sempre que se justifique. O eixo traseiro passa também a contar com rodas direccionais que permitem melhorar a agilidade a baixas velocidades e a estabilidade em curva a velocidades mais elevadas.
As primeiras entregas do novo Lamborghini Huracán EVO estão marcadas para a Primavera mas a marca italiana ainda não anunciou os preços para o nosso país.