De Janeiro a Setembro de 2019 as matrículas de ligeiros de passageiros em Portugal totalizaram 174.024 unidades, o que representa uma variação negativa de 4,7% por comparação com o período homólogo de 2018. Mas os dados agora revelados pela ACAP (Associação Automóvel de Portugal) mostram um crescimento de 50% nas vendas de automóveis de luxo e nesse campo há mesmo registos que impressionam: a Porsche, por exemplo, soma já 504 exemplares vendidos nos primeiros meses do ano, contra os 203 carros que vendeu no mesmo período do ano passado.
A par da marca de Estugarda, ‘gigantes’ como a Aston Martin, a Bentley ou a Ferrari também têm apresentado performances muito positivas e todas mostram um crescimento de dois dígitos no nosso país. Mas o caso que merece mais destaque é mesmo o da Lamborghini, que nestes primeiros nove meses de 2019 já garantiu o melhor ano de sempre no mercado português.
A marca de Sant’Agata Bolognese entregou 18 veículos em Portugal até Outubro, registo que se traduz num crescimento de 260% face aos cinco automóveis que tinha vendido no período homólogo de 2018. Impressionante!
Este número justifica-se, em parte, com a introdução do Urus no catálogo da marca transalpina. Este modelo, que no nosso país tem preços a começar nos 272.916 euros, já representa 40% das vendas da Lamborghini.
Recorde-se que em 2018 a Lamborghini vendeu 5.750 automóveis novos, um aumento de 51% face aos 3.815 exemplares que tinha vendido no ano anterior. Destes, 1.761 foram vendas do Urus, número que ajuda a perceber a importância que este modelo tem para a marca e que de algum modo justifica a vontade da Ferrari em entrar no segmento dos "Hiper SUVs".