O Lamborghini Polo Storico, o departamento de automóveis clássicos da marca de Sant’Agata Bolognese, restaurou o Lamborghini Miura P400 com o chassis #3586 que protagonizou as cenas iniciais do filme ‘The Italian Job’.
Apesar de este ser um dos modelos mais icónicos da fabricante italiana, durante muitos anos pensou-se que este exemplar tinha sido destruído durante as filmagens nos Alpes, já que no filme este Lamborghini choca contra um ‘bulldozer’ à saída de um túnel (ver vídeo abaixo).
Mas, na verdade, tudo não passou de uma manobra de distracção alimentada pela própria Lamborghini e o carro não só sobreviveu a esta cena como acabou por ser vendido – como novo – a um cliente em Roma. Só mais recentemente, e já depois de ter passado pelas mãos de diversos coleccionadores, se voltou a ‘apanhar o rasto’ a este P400, quando foi encontrado numa colecção privada no Liechtenstein.
Depois de confirmada a sua participação no filme, o Lamborghini Polo Storico deitou mãos à obra e restaurou este Miura de acordo com as especificações originais, bem a tempo das celebrações dos 50 anos do filme, lançado em Junho de 1969.
À primeira vista podemos não perceber o uso da cor laranja, já que o exemplar do filme era vermelho, mas há um motivo para isso, é que o carro usado no acidente era outro Miura – já destruído – pintado neste tom de laranja, denominado ‘Arancio Miura’.
Recorde-se que entre 1966 e 1969 a Lamborghini construiu 275 exemplares do Miura P400, todos equipados com um motor V12 de 4.0 litros com 350 cv que permitia acelerações dos 0 aos 100 km/h em 7,0 segundos e uma velocidade máxima de 276 km/h.