O Retromobile Show, em Paris, está repleto de máquinas fantásticas e é uma paragem obrigatória para todos quantos amam automóveis clássicos. Mas há um modelo na edição deste ano que se destaca dos restantes. Falamos de um Lamborghini Miura SV que foi totalmente restaurado pelo Polo Storico da marca de Sant’Agata Bolognese.
A história deste exemplar começou em 1972, quando deixou a fábrica da Lamborghini para rumar à África do Sul. Agora, 47 anos depois, continua a preservar o esquema de cores original (Vermelho "Rosso Corsa" com apontamentos dourados) mas está de volta à Europa.
Apesar de estar completo quando regressou às instalações da "Lambo", este Miura SV estava longe de estar em boas condições. Foi totalmente desmantelado pelos engenheiros do Polo Storico da Lamborghini, que verificaram todos os detalhes com o auxílio dos preciosos arquivos da marca italiana, e restaurado até ao mais ínfimo pormenor.
Agora, este exemplar perfeito do Miura SV pertence a Jean Todt, presidente da FIA e antigo CEO da grande rival da marca do "touro", a Ferrari. A entrega das chaves decorreu esta semana, no "stand" da Lamborghini no Retromobile Show, e foi feita pelo próprio Stefano Domenicali, o "patrão" da marca de Sant’Agata Bolognese.
Ao lado deste Miura SV no "stand" da marca em Paris está parte de um Lamborghini 400 GT de 1966. Este modelo pertence a um coleccionador canadiano e está igualmente a ser alvo de um restauro completo por parte do Polo Storico da marca transalpina.