Quem disse que um Lamborghini Huracán só pode ser guiado numa estrada de alcatrão? A Lamborghini acaba de apresentar uma versão especial deste superdesportivo focada numa utilização fora de estrada. Denominado Huracán Sterrato – italiano para ‘estrada de terra’, este Lamborghini é baseado no Huracán Evo (ver galeria) mas ‘bebe’ muito do SUV da marca de Sant’Agata Bolognese, o Urus.
A altura ao solo cresceu em 47 mm, as vias foram dilatadas em 30 mm e a superfície inferior recebeu novas placas de protecção. Os pára-choques também receberam novos reforços, tal como as cavas das rodas e as saias laterais. O resultado é um dos "lambos" mais radicais que alguma vez vimos e uma proposta que convida a acelerar por terrenos mais acidentados. A isto ainda se juntam um kit de luzes no tejadilho, luzes LED no pára-choques dianteiro e umas jantes de 20 polegadas montadas em pneus específicos para esta proposta.
A Lamborghini não mostrou qualquer imagem do interior, mas sabe-se que os bancos são em fibra de carbono e de desenho desportivo e que o habitáculo está reforçado com uma "roll-cage" em titânio.
Quanto ao motor, continua a ser o mesmo bloco V10 naturalmente aspirado de 5.2 litros do Huracán Evo. Produz 640 cv de potência e 600 Nm de binário máximo, números que no Evo garantem uma aceleração de 2,9 segundos dos 0 aos 100 km/h e uma velocidade máxima de 325 km/h. Porém, a Lamborghini não revelou os registos oficiais desta versão "musculada".
Para já o Huracán Sterrato não passa de um protótipo, mas esta pode ser a forma da Lamborghini perceber se uma versão deste género é bem recebida pelos adeptos da marca transalpina. Recorde-se que o Urus, o primeiro SUV da marca de Sant’Agata Bolognese, está a ser um sucesso e já fez as vendas da marca aumentar.