O próprio nome indica que isto é coisa de um futuro não muito próximo: o Lamborghini Terzo Millennium é um fascinante "concept" revelado pela marca italiana e concebido em parceria com alguns dos melhores "crânios" do MIT, o famoso instituto de tecnologia do Massachusetts. E só para dar um "cheirinho" dos limites que o Terzo Millennium consegue esticar, toda a carroçaria em fibra de carbono é ela própria a bateria que alimenta os motores eléctricos, tendo ainda a propriedade de se auto reparar! Que o futuro chegue já amanhã!...
Primeiro caminho seguido foi o da redução máxima de peso, libertando este modelo de todos os painéis supérfluos e utilizando os mais leves materiais. Com total liberdade par esculpir a forma o mais aerodinâmica possível pela "ausência" de mecânica, já que os quatro motores estão colocados nas rodas. Depois, em vez das grandes e pesadas baterias, a equipa de desenvolvimentos propôs a utilização de supercondensadores e, acima de tudo, que fosse toda a carroçaria a armazenar a energia necessária, fazendo a vez das baterias!
E aqui coloca-se a questão: e se houver quebras ou fissuras nas superfícies da carroçaria que são também as superfícias das baterias? Essa é a outra parte fascinante deste projecto do Lamborghini Terzo Millennium, pois a equipa do MIT desenvolve um processo em que o carro consegue controlar a sua própria carroçaria e, em caso de dano, repará-lo, enchendo os nanotubos com um químico recuperador! Um conceito que, a ser comprovado, abrirá a porta à utilização da fibra de carbono em zonas dos automóveis onde, habitualmente, se usam outros materiais mais pesados.
O Lamborghini Terzo Millennium não nos anuncia nenhum modelo específico que veremos nos "stands" dentro de meses ou anos. Mas diz-nos que novas tecnologias estão para aparecer muito em breve (algumas destas coisas estão já próximas da industrialização) e que tudo indica que também nos superdesportivos o futuro… será eléctrico!