O SEMA em Las Vegas é a meca do "tunning", mas também de interessantes trabalhos de restauro, como aconteceu com o Toyota Land Cruiser FJ43 dos anos 80, que para além de ser recuperado foi actualizado pela FJ Company.
Os americanos têm uma grande paixão pelos Land Cruiser dos anos 70 e 80. Basta fazer uma pesquisa no Google e encontramos resultados dos mais diversos leilões, alguns dos quais surpreendem pelos valores obtidos por veículos que em Portugal foram abandonados e esquecidos. Estes Land Cruiser chegaram a ser muito populares no nosso país, tendo sido montados entre 1979 e 1992 na fábrica da Salvador Caetano em Ovar (na versão BJ com motor diesel) para abastecer o mercado nacional e para exportação.
Este FJ43 de 1982 renasceu por iniciativa de um cliente de Aspen, que pretendia um veículo capaz de enfrentar as montanhas do Colorado. A FJ Company desmontou a carroçaria e o chassis e recuperou todos os elementos, peça a peça, parafuso a parafuso, mas não se ficou pelo restauro integral do velho Toyota. Foi adoptada uma direcção assistida, novos travões de disco, instrumentos digitais, um sistema de ar condicionado e, como não poderia deixar de ser, um potente sistema de som integrado com comandos Bluetooh.
Foi utilizado um motor Toyota 1FZ de seis cilindros com 4.5 litros de cilindrada (de 1984) com uma injecção directa Caltech, que permite garantir 210 cv de potência.
Sendo uma encomenda especial, a FJ Company não falou sobre o preço do modelo que mostrou a todos quandos passaram pelo SEMA.