Que os Land Rover são autênticas "máquinas de guerra" capazes de ultrapassar o mais difícil dos obstáculos ninguém tem dúvidas, mas se lhe dissessem que um Discovery Sport era capaz de rebocar um comboio de três carruagens que pesa mais de 100 toneladas (o equivalente a um avião Boeing 757) provavelmente iria torcer o nariz. Pois bem, foi precisamente isso que aconteceu na região de Rhine, na Suíça.
Durante cerca de 10 quilómetros, um Land Rover Discovery Sport foi capaz de puxar um comboio com 58 vezes o seu peso. Recorrendo ao seu motor diesel de 180 cv, ao binário máximo de 430 Nm e às tecnologias de reboque e tracção da marca (como o Terrain Response, Tow Assist, Tow Hitch Assist e All Terrain Progress Control), este Discovery Sport foi capaz de repetir uma proeza semelhante à que tinha tido lugar em 1989, durante o lançamento do Discovery I.
A única alteração levada a cabo no veículo foram as rodas, de modo a poder circular sobre os carris e dar mais estabilidade ao automóvel. A transmissão não foi modificada e, segundo a marca, o Discovery Sport passou neste difícil teste sem precisar de recorrer às mudanças mais baixas, utilizando apenas a caixa automática de 9 velocidades e a tecnologia All Terrain Response para conseguir a tracção necessária.
Esta não foi a primeira vez que a Land Rover e os comboios se cruzaram. Existem modelos Defender alterados exclusivamente para circularem sobre carris e ajudarem nas tarefas de manutenção das linhas.
Land Rover Discovery Sport reboca comboio de 100 toneladas