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Land Rover põe cópia chinesa em tribunal

18:00 - 06-06-2016
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A Jaguar Land Rover pode fazer história, ao ser o primeiro grande construtor europeu (embora propriedade do grupo indiano Tata Motors) a colocar um processo judicial a um fabricante chinês por cópia de um dos seus modelos: em causa está o Landwind X7 que é, como as fotos facilmente o mostram, uma cópia descarada do Range Rover Evoque.

Há longos anos que muitas das marcas chinesas copiam, sem sequer procurar disfarçá-lo, produtos de diversos construtores europeus. Que, todavia, sempre evitaram avançar com processos por recearem serem vistos como "agressores" num país onde têm instaladas fábricas e onde vendem muitos milhares de automóveis, além de duvidarem da celeridade da justiça chinesa. A Honda esteve doze anos para ganhar um processo contra um pequeno construtor que copiava uma antiga geração do CR-V, acabando por receber uma indemnização muito inferior ao que gastara no processo…

Desta vez, contudo, a Jaguar Land Rover parece mesmo avançar contra a Jiangling Motor (proprietária da Landwind), num processo que está a ser acompanhado com toda a atenção pelos restantes construtores europeus. Porque, se conseguir uma vitória, a Jaguar Land Rover abrirá a porta a que todos os outros avancem com processos semelhantes contra as milhentas cópias existentes na China! Mais uma razão para dificultar o processo da Jaguar Land Rover…

Um porta-voz da companhia referiu à agência Reuters que o processo contra a Jiangling se deve a "violações de copyright e competição desleal". Do lado da marca não houve comentários.

O Landwind X7 SUV foi lançado em Novembro de 2014, com claras semelhanças ao Evoque que nessa altura era comercializado (entretanto já modernizado). As formas são praticamente iguais e o Landwind só se distinguia em pormenores como a grelha e nos logos. Mas, para cúmulo, nalgumas lojas chinesas vendiam-se "kits" por não mais de 18 € para transformar os Landwind X7 em autênticos Range Rover, com grelhas semelhantes e os respectivos "letterings"!

O X7 SUV custa um terço do preço do Range Rover Evoque que a marca importava para a China, mas tecnologicamente e em "performances" também ficava muito atrás. Este processo conseguiu, para já, impedir que a marca exportasse o Landwind X7 para o Brasil, onde já nomeara um importador…

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