Numa altura em que se pensava que já tínhamos visto tudo o que era possível ser feito com Porsches clássicos, quer por culpa de marcas como a Singer quer por culpa de projectos como a reinterpretação do Porsche 935 "Moby Dick", a Lanzante acaba de anunciar que vai produzir 11 exemplares do 930 Turbo com motores TAG V6 usados na Fórmula 1.
Como tal, escusado será dizer que não haverá um único entusiasta de automóveis que não fique entusiasmado com a ideia de ver um motor que ganhou corridas de Fórmula 1 a alimentar um automóvel de estrada.
A Lanzante, especialista em modelos da McLaren, confirmou através do Instagram que recebeu autorização da parte da McLaren Racing para construir 11 destes incríveis exemplares, todos equipados com motores usados na Fórmula 1 entre 1984 e 1987, entre eles o motor com que Alain Prost ficou em segundo lugar no Grande prémio de Portugal de 1986.
O primeiro destes novos Porsche 930 foi apresentado durante a Rennsport Reunion, em Laguna Seca, mas a verdade é que passou algo despercebido, até hoje.
O interior tem um desenho simples e conta com pouco mais de dois bancos desportivos com um bom apoio lateral. Mas aquilo que mais salta à vista é o conta-rotações com a inscrição "TAG Turbo" e que sobe até às 10.000 rpm. A Lanzante ainda não confirmou as especificações finais desta proposta, mas os rumores sugerem que numa afinação para qualificação este motor TAG biturbo V6 de 1.5 litros podia chegar a debitar mais do que 1000 cv de potência.
Resta-nos agora aguardar por mais informações oficiais e pelo preço, com a certeza de que quem quiser levar um dos 11 exemplares para casa terá que pagar uma pequena fortuna. Ainda assim, e reconhecendo o quão fantástico é o trabalho da Singer, estes exemplares serão verdadeiramente especiais.