A Nissan apresentou em Tóquio, no Japão, o novo eléctrico LEAF Nismo RC, que fará a sua estreia oficial no próximo dia 2 de Dezembro, no Nismo Festival no Circuito Internacional de Fuji.
Quanto à motorização, este Nissan LEAF Nismo RC é alimentado por dois motores eléctricos que produzem uma potência combinada equivalente a 327 cv e 640 Nm de binário máximo. Estes números permitem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de 3,4 segundos, metade do que o LEAF Nismo RC anterior fazia.
Além do aumento de potência, também o facto deste modelo pesar apenas 1.220 quilos foi fundamental para assegurar este nível de "performance". Para isso muito contribuiu o chassis monocoque em fibra de carbono e o uso de materiais bastante leves na carroçaria.
De forma a optimizar o comportamento dinâmico deste LEAF com "esteróides", a Nismo montou os dois motores em cima de cada um dos eixos para melhor equilíbrio de peso e desenvolveu um novo sistema de tracção integral que envia o binário para o pneu com mais aderência para aumentar a "performance" em curva.
Apesar de partilharem o nome, há pouco em comum entre este LEAF Nismo RC e o Nissan LEAF de estrada (segunda geração), apesar de partilharem o mesmo conjunto de baterias de iões de lítio. A maior diferença está na forma, com esta versão de competição a ganhar um "pack" aerodinâmico que o deixa com um "look" bastante mais agressivo e musculado.
A marca do país do sol nascente confirmou ainda que o seu plano para este projecto passa pela construção de apenas seis exemplares do LEAF Nismo RC.