A Ferrari voltou a bater o recorde do carro mais caro vendido este século num leilão: 8,3 milhões de euros foi quanto atingiu a unidade extra do LaFerrari Aperta que a marca italiana decidiu construir – tinham sido previstas 209, esta será a 210.ª – para que os proveitos sejam doados à "Save the Children". Novo máximo que bate largamente os 7 milhões de euros dados, em Dezembro, pelo LaFerrari extra (500.º de 499 previstos) feito para
auxiliar as vítimas do terramoto no centro de Itália.
Leilão "louco" em Fiorano bate novo recorde: 8,3 milhões por um LaFerrari!
Foi o ponto alto do enorme leilão realizado na pista de Fiorano, sob o controlo da RM Sotheby’s, integrado nas festividades das comemorações do 70.º aniversário da Ferrari. Este LaFerrari Aperta distingue-se (e valoriza-se!) não só por ser a 210.ª unidade mas também pela decoração exclusiva, num vermelho metalizado Rosso Fuoco com listas brancas Bianco Italia. Agora, o dinheiro será entregue à "Save the Children", organização internacional presente em 120 países com o intuito de melhorar a vida das crianças e com um foco especial na escolarização de muitas delas em África e na Ásia.
Este foi o ponto alto de um leilão extremamente concorrido, com automóveis únicos e a que não faltaram figuras bem conhecidas. a fazer as honras da casa estiveram Sergio Marchionne (presidente da Ferrari), John Elkann ("chairman" da Fiat Chrysler Automobiles), Piero Lardi Ferrari e os dois pilotos da equipa de F1, Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen. Entre os convidados notaram-se as presenças do presidente da FIA, Jean Todt, do líder da Liberty Media, Chase Carey e até de Niki Lauda.
Houve ainda um outro LaFerrari a fazer furor, um protótipo usado para desenvolver o modelo final que conseguiu atingir a cifra de… 1,888 milhões de euros, ou seja, mais caro que custava um LaFerrari novo! Mas as outras grandes estelas do leilão foram um Ferrari California 250 GT SWB de 1959, com este lindíssimo "spider" a atingir os 7,9 milhões de euros! E ainda um 250 GT Cabriolet Serie I de 1958 que chegou aos 4,7 milhões de euros.
Uma das surpresas deste leilão foi o Ferrari 488 Spider "Green Jewel" (imagem ao lado), por se tratar de um modelo bastante recente, embora com uma decoração exclusiva, tendo feito parte de um quinteto apresentado pela marca no salão de Paris do ano passado, como forma de "lançar" as comemorações do seu 70.º aniversário. Inspirado na decoração do 356 P2 com que David Piper venceu as 9 Horas de Kyalami em 1965 e 1966, este "Green Jewel" tinha um valor de licitação estimado entre os 320 e 380 mil euros, acabando por ser vendido por… 1,1 milhões de euros!
Por fim, havia uma enorme curiosidade a pairar sobre o valor que poderia atingir o
raríssimo 365 GTB/4 Daytona de 1969, com carroçaria em alumínio desenhada por Scaglietti e encontrado num celeiro no Japão! Modelo único no Mundo, de autenticidade comprovada pelos peritos da marca e apenas 36.390 km no conta-quilómetros, este achado mudou de mãos por 1,8 milhões de euros. Pode parecer muito dinheiro para o trabalho e o investimento que vai exigir a sua recuperação. Mas dentro de uns anos havemos de voltar a ouvir falar deste carro… e por valores várias vezes superiores!