Pesquisa
Actualidade

Lembra-se do Mazda 121? Série Goldy inspirou-se nas gomas

12:18 - 14-12-2023
 
Lembra-se do Mazda 121? Série Goldy inspirou-se nas gomasLembra-se do Mazda 121? Série Goldy inspirou-se nas gomasLembra-se do Mazda 121? Série Goldy inspirou-se nas gomasLembra-se do Mazda 121? Série Goldy inspirou-se nas gomasLembra-se do Mazda 121? Série Goldy inspirou-se nas gomasLembra-se do Mazda 121? Série Goldy inspirou-se nas gomasLembra-se do Mazda 121? Série Goldy inspirou-se nas gomasLembra-se do Mazda 121? Série Goldy inspirou-se nas gomasLembra-se do Mazda 121? Série Goldy inspirou-se nas gomas
Lembra-se do Mazda 121? Série Goldy inspirou-se nas gomasLembra-se do Mazda 121? Série Goldy inspirou-se nas gomasLembra-se do Mazda 121? Série Goldy inspirou-se nas gomasLembra-se do Mazda 121? Série Goldy inspirou-se nas gomasLembra-se do Mazda 121? Série Goldy inspirou-se nas gomasLembra-se do Mazda 121? Série Goldy inspirou-se nas gomasLembra-se do Mazda 121? Série Goldy inspirou-se nas gomasLembra-se do Mazda 121? Série Goldy inspirou-se nas gomasLembra-se do Mazda 121? Série Goldy inspirou-se nas gomas

O Mazda 121 não foi um dos carros mais amados do seu tempo mas tinha características que o tornavam ideal para o trânsito congestionado das cidades.

Lançado em 1991, esta terceira geração foi alvo de uma parceria da construtora nipónica com a Haribo para criar a série Goldy limitada a mil exemplares.

A ligação acaba por ser uma surpresa ou não fosse a parceira alemã da Mazda uma das empresas mais conhecida pelas suas gomas em forma de urso.

Baseado no famoso Gold Bears da Haribo, o compacto urbano foi pintado em amarelo dourado sob a supervisão da Hofele Design.

Especializada na personalização de carros alemães de luxo, os seus técnicos montaram diversos equipamentos especiais no Mazda 121 Goldy.

Nem sequer foi "esquecido" um volante da Momo com um urso dourado ao centro, assim como nos tampões das rodas e na persiana traseira.

E, para tornar o carro ainda mais doce, cada exemplar vinha com 100 saquetas de gomas Gold Bears e um enorme urso dourado de peluche

Feito para a cidade

Com um desenho arredondado que lhe deu a alcunha de "Carro Bolha", o Mazda 121 dava uma sensação única de espaço graças ao tejadilho abobadado.

A experiência era reforçada caso se optasse pelo tejadilho rebatível em lona a todo o comprimento do habitáculo, podendo ser aberto em várias configurações

Como o modelo convencional, o Goldy equipa um bloco a gasolina de 1.3 litros e quatro cilindros com 73 cv e 99 Nm, alinhado com uma caixa manual de cinco relações.

Atinge 155 km/hora de velocidade máxima e precisa de 11,4 segundos para cumprir os zero aos 100 km/hora, com o consumo médio a fixar-se nos 6,5 litros/100 km.

O carro exposto desde 2022 no museu Mazda Classic Automobile em Augsburg foi oferecido por um casal do norte da Alemanha.

Curioso é o facto de este exemplar ter sido o prémio do concurso "Ganhe Ouro com a Haribo" promovido pela fabricante de gomas.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.