A nova geração do Lexus ES, a berlina premium híbrida que foi recentemente apresentada, estará disponível sem espelhos retrovisores no mercado japonês, transformando-se assim no primeiro automóvel de produção a trocar os espelhos laterais por câmaras!
Tal como as imagens divulgadas mostram, os dois espelhos laterais serão substituídos por um conjunto de câmaras que transmitem a imagem captada para dois ecrãs colocados no habitáculo, junto ao pilar dianteiro.
Esta tecnologia, geralmente associada a protótipos ou a exercícios de estilo, surgirá como um opcional no país do sol nascente, com a marca nipónica a defender que esta solução é capaz de oferecer ao condutor uma visão mais claro do que se passa ao redor do veículo.
Mas a grande vantagem face aos espelhos convencionais está relacionada com as condições climatéricas. É que estas duas câmaras estão desenhadas, segundo a Lexus, para não acumular gotas de chuva ou neve, pelo que a imagem transmitida para os dois ecrãs de cinco polegadas será sempre perfeita.
Mas há mais. O desenho esguio e afiado destes retrovisores revolucionários permitiu melhorar o coeficiente aerodinâmico do Lexus ES, bem como o ruído de vento criado durante a condução.
Não sabemos quanto custará este opcional nem quando a legislação europeia permitirá uma solução semelhante a esta. Certo, para já, é que estes retrovisores digitais da Lexus estarão disponíveis no Japão já a partir do próximo mês de Outubro.