Foi uma das grandes estrelas do salão automóvel de Paris, realizado em Outubro do ano passado, mas era apenas um protótipo para atrair atenções. E desempenhou tão bem a sua função que a Lexus decidiu mesmo avançar com a produção do SUV compacto UX!
A confirmação foi dada pelo vice-presidente da Lexus International, Yoshihiro Sawa, em declarações à "Motoring", publicação australiana, revelando que a marca de luxo do grupo Toyota já tinha tomado a decisão final:
"Vamos fazer o UX. Esperem mais um pouco pelo UX, ele não está muito longe!".
Lexus vai mesmo produzir SUV compacto UX!
Com este modelo, que ficará situado na gama da Lexus abaixo do "crossover" NX, a marca nipónica passará a dispor de um concorrente directo de modelos alemães "premium" como o Audi Q3, BMW X1 ou Mercedes GLA. O principal objectivo da marca com o lançamento de um modelo como o UX? A necessidade urgente de baixar a idade média da sua clientela!
Yoshihiro Sawa não o escondeu:
"Tirando o IS e o compacto CT, os clientes da Lexus têm já alguma idade quando se trata dos modelos mais importantes. Os nossos clientes são muito leais quando se trata de trocar de carro mas, ao mesmo tempo, a sua idade média tem vindo a subir. Mas há já algum tempo que temos tentado procurar um comprador mais jovem, nomeadamente com alterações no ‘design’. Mas estou muito confiante com este novo SUV compacto".
O Lexus UX surpreendeu pelas linhas extremamente dinâmicas, quase agressivas, a fazer claro apelo a uma clientela jovem. Obviamente que, quando passar à fase de produção, irá perder alguns dos elementos que o "show car" exibia, como as portas de abertura antagónica ou o interior de imagem tão futurista. De qualquer forma, serão o mais "radical" dos Lexus em produção, para atrair uma clientela mais jovem para uma marca que sempre foi vista como sendo dirigida para uma clientela mais adulta.
Não foram adiantados quaisquer detalhes acerca da data de lançamento comercial do modelo que deverá ocorrer durante o próximo ano. Nem quanto a eventuais motorizações, embora o pedido de patentes para as designações UX200, UX250 e UX250h nos dê pistas quanto à possibilidade de partilha de mecânicas com o "irmão maior" NX, nomeadamente uma versão híbrida.