Jean-Marc Gales, CEO da Lotus, assegurou recentemente que graças à aquisição da Geely – dona da Volvo e nova proprietária da Lotus – a marca britânica pode olhar com bons olhos para o futuro e pensar e novos e interessantes projectos.
Tal como acontece com os modelos actuais da marca, este novo Lotus Esprit continuará a usar um chassis de alumínio com aço de elevada resistência para manter o peso bastante baixo, fórmula que nos últimos anos se tornou uma das apostas da marca britânica e que tem garantido bons resultados.
Não sabemos como poderá ser a imagem deste novo Esprit, mas convém não esquecer que a Lotus levou ao Salão Automóvel de Paris de 2010 o Lotus Esprit Styling Model (ver galeria), um protótipo criado para mostrar como seria o Esprit do futuro. Tinha 4,55 metros de comprimento, 1,95 metros de largura e 1,25 de altura e partilha muitos elementos e influências com o modelo original de Giorgetto Giugiaro, revelado precisamente no Salão de Paris, em Outubro de 1975.
Certo, para já, é que este modelo a lançar em 2020 poderá equipar um bloco V6 atmosférico com mais de 400 cv de potência, terá lugar para dois e usará muita fibra de carbono. Mas se o peso baixo continuará a ser aposta, Gales adianta que os engenheiros da Lotus não estão "cegos" com a potência e que darão prioridade ao comportamento aerodinâmico, à agilidade e às travagens.