A Lotus acaba de apresentar em Goodwood duas edições limitadas do Exige que servem de homenagem a modelos clássicos de competição da marca com sede em Norwich, no Reino Unido. Denominados Exige Type 49 e 79, estes dois carros foram construídos pelo departamento Lotus Exclusive e assinalam o 70º aniversário da fabricante fundada por Colin Chapman.
O Exige Type 49 marca os 50 anos desde que Graham Hill conquistou o campeonato do mundo de construtores e de pilotos com o Lotus Type 49. Já o Exige Type 79 celebra o 40º aniversário do mundial ganho por Mario Andretti e do mundial de construtores conquistado pela Lotus com o Type 79.
Estas duas versões têm por base o Exige Cup 430, pelo que contam com um motor V6 de 3,5 litros que debita 424 cv de potência e 440 Nm de binário. Estes números permitem que estas duas "máquinas" acelerem até aos 290 km/h e que passem dos 0 aos 100 km/h em 3,3 segundos.
A Lotus garante que estes dois modelos bateram um novo recorde para automóveis de produção no circuito de Hethel, a pista de testes da Lotus, estabelecendo um tempo canhão de 1 minuto e 24.8 segundos.
A versão Exige 49 conta com um acabamento vermelho que contrasta com vários apontamentos a preto. Já a variante Exige 79 está pintada de preto e destaca-se pelos vários elementos a dourado. Porém, ambas as versões estão equipadas com "splitters" dianteiros em carbono, novas entradas de ar laterais, um enorme difusor traseiro e uma asa fixa.
A estreia decorreu em Goodwood e é por lá que estes dois modelos vão andar nos próximos quatro dias, já que estão previstas "acelerações" na subida de Goodwood durante todos os dias do evento.
"Ser capaz de apresentar os nossos Exiges de homenagem no Festival de Velocidade de Goodwood é verdadeiramente histórico, especialmente porque os carros que os inspiraram também estão aqui expostos e também vão entrar em acção. Estes carros de comemoração são um merecido tributo ao nosso passado, mas reflectem o futuro e mostram que continuamos fiéis aos nossos princípios de construir os melhores carros desportivos de luxo", afirmou Feng Qinfeng, CEO do Grupo Lotus.