A chinesa Geely juntou, no ano passado, a Lotus ao seu portefólio, depois de comprar 51% da famosa marca britânica de carros desportivos e prepara-se para fazer o mesmo que fez na Volvo: injectar o capital necessário para que a Lotus faça aquilo que melhor sabe fazer, ou seja, automóveis desportivos, mais concretamente dois novos modelos. Mas, dada a evolução dos gostos do mercado, a Lotus terá também, obviamente, de construir um SUV!
O outro já usará um chassis em fibra de carbono, para um comportamento dinâmico exemplar, procurando concorrer com desportivos de gamas mais altas. Deverá ficar acima do Evora na gama da Lotus. Com estes dois modelos, a marca britânica antevê a possibilidade de atingir, pela primeira vez, a barreira dos três mil carros produzidos num ano, face aos 1400/ano actuais.
Ao contrário dos dois novos modelos desportivos que serão fabricados nas instalações da marca em Norfolk (Inglaterra), para onde serão contratadas mais 300 pessoas este ano, o SUV – de que um site chinês divulgou imagens referentes aos desenhos usados para registo de patentes – será fabricado na China, pela Geely. Há a possibilidade de também vir a ser construído nas instalações britânicas, mas essa decisão estará dependente do resultado do processo do Brexit…
Atendendo ao papel que a Geely desempenhou na história de sucesso por que a Volvo está a passar, é de esperar que este "renascimento" da Lotus seja para valer!