Agarrem-se puristas da Porsche e mordam os dedos da mão para não gritarem! Não que seja algo de inesperado mas os números de 2016 revelaram um panorama duro de aceitar, cruel mesmo! A Porsche deixou de ser uma marca de automóveis desportivos e assumiu-se definitivamente como um construtor especializado… em SUV!
Não, não é nenhum exagero… Exagero será, para os indefectíveis da longa história da marca alemã, construída sobre o mito do 911 e os sucessos na pista, o peso de 70% que o Macan e o Cayenne têm nas vendas da Porsche! Exactamente, quase três quartos das vendas da marca de desportivos por excelência são de SUV… e essa foi a grande jogada comercial do construtor de Zuffenhausen que assim garantiu não só a sua sobrevivência como uma invejável pujança económica!
E se o Cayenne já levara a Porsche a volumes de produção que até aí desconhecera, o Macan… "explodiu" a escala, arriscando-se a transformar-se rapidamente no Porsche mais vendido de sempre. Só no ano passado foram vendidos quase 100 mil Macan, enquanto o Cayenne ultrapassou ligeiramente a fasquia das 70 mil unidades.
No conjunto, os dois SUV representaram 70% das vendas da Porsche, enquanto o quarteto de modelos desportivos – as inúmeras variantes do 911, os
718 Cayman e Boxster e o superdesportivo 918 Spyder – se ficaram pelos 24%, ou seja, quase três vezes menos!
Já a berlina Panamera não encontra o mesmo sucesso, ficando apenas com 6% das vendas, embora tenha a atenuante de ter sido substituída na segunda metade do ano passado, por uma geração muito mais apelativa. Além disso, este ano receberá o reforço da variante
Sport Turismo, apresentada no salão de Genebra, pelo que é de esperar que a sua representatividade venha a crescer.
O sucesso de um construtor não é a forma como se agarra a um produto de sucesso e o eterniza – embora a Porsche o tenha feito como mais nenhuma outra marca! –, mas a agilidade com que se adapta a novos tempos. E a marca alemã, ainda sob a batuta do anterior presidente Wendelin Wiedeking – que tinha a curiosa frase
"o prazer começa às 4000 rpm, onde acaba um motor Diesel"… – soube antecipar o mercado e adaptar-se.
Actualmente, a Porsche não só se transformou num construtor de SUV por excelência, como é um autêntico especialistas em… 4x4, já que a esmagadora maioria dos seus modelos – mesmo os 911 e o Panamera – são vendidos com tracção integral. Mas, atendendo aos resultados, estamos convencidos que até o mais empedernido dos puristas já se rendeu a esta fórmula de sucesso!