É tido como o maior museu dedicado à Ford (e à Lincoln), com mais de 200 automóveis e veículos comerciais, além de 50 motos… e vai ser todo vendido em leilão, em Junho próximo! Ao contrário do que se poderia imaginar, não fica nos Estados Unidos mas na Holanda, nos arredores de Amesterdão. Foi aí que Piet den Hartogh juntou, nos anos 90 e seguindo uma ideia da esposa, a sua imensa colecção no museu Den Hartogh.
A colecção inclui os modelos mais emblemáticos da marca de Detroit e outros menos conhecidos, incluindo autocaravanas e até um carro da polícia canadiana preparado para andar na neve. Camiões há para todos os gostos, desde os dos bombeiros até aos dos mais diversos transportes, incluindo um de distribuição de bebidas alcoólicas da empresa de Al Capone!
O leilão decorrerá a 23 de Junho, no próprio museu Den Hartogh, e a leiloeira já fez saber que a ideia é que todas as peças sejam mesmo vendidas. Ou seja, serão levadas a leilão sem qualquer reserva, de forma a que toda a gente possa fazer a sua licitação, por vários lotes ou por peças individuais. Apesar de não se tratar de uma daquelas marcas "exóticas" que puxam logo para os milhões, pela quantidade de exemplares e o excelente estado de conservação em que se encontram, este será já um dos leilões do ano!