Pesquisa
Actualidade

Maserati alarga paragem de produção por… falta de clientes!

16:47 - 21-12-2017
  83
Maserati alarga paragem de produção por… falta de clientes!Maserati alarga paragem de produção por… falta de clientes!Maserati alarga paragem de produção por… falta de clientes!Maserati alarga paragem de produção por… falta de clientes!Maserati alarga paragem de produção por… falta de clientes!Maserati alarga paragem de produção por… falta de clientes!Maserati alarga paragem de produção por… falta de clientes!Maserati alarga paragem de produção por… falta de clientes!Maserati alarga paragem de produção por… falta de clientes!Maserati alarga paragem de produção por… falta de clientes!Maserati alarga paragem de produção por… falta de clientes!Maserati alarga paragem de produção por… falta de clientes!Maserati alarga paragem de produção por… falta de clientes!Maserati alarga paragem de produção por… falta de clientes!
Maserati alarga paragem de produção por… falta de clientes!Maserati alarga paragem de produção por… falta de clientes!Maserati alarga paragem de produção por… falta de clientes!Maserati alarga paragem de produção por… falta de clientes!Maserati alarga paragem de produção por… falta de clientes!Maserati alarga paragem de produção por… falta de clientes!Maserati alarga paragem de produção por… falta de clientes!Maserati alarga paragem de produção por… falta de clientes!Maserati alarga paragem de produção por… falta de clientes!Maserati alarga paragem de produção por… falta de clientes!Maserati alarga paragem de produção por… falta de clientes!Maserati alarga paragem de produção por… falta de clientes!Maserati alarga paragem de produção por… falta de clientes!Maserati alarga paragem de produção por… falta de clientes!

A Maserati parece atravessar um período delicado, tendo alargado a tradicional paragem das suas fábricas por alturas do Natal e Ano Novo até meados de Janeiro… por falta de procura dos seus produtos! E aqui inclui-se o SUV Levante, lançado há pouco mais de um ano e tido como o modelo que faria as vendas da marca do tridente "dispararem" para números que garantissem a sua sustentabilidade.

Afinal, não foi bem isso que sucedeu, com um final de 2017 em queda, sem que o Levante conseguisse seguir o sucesso do Porsche Cayenne. Nos primeiros nove meses do ano as vendas da Maserati ainda subiram 40%, graças ao efeito novidade do primeiro SUV da marca italiana. Contudo, na Europa a quebra em Outubro e Novembro cifrou-se nos 4%, sendo ainda maior nos Estados Unidos, onde ficou nos 15%. Pior ainda, o mercado chinês não respondeu tão favoravelmente como os responsáveis da Maserati esperariam…

Como os restantes modelos também não conseguem vendas assinaláveis – na verdade, apesar das várias actualizações, todos eles são modelos já algo envelhecidos… –, a marca teve de tomar medidas drásticas para evitar a acumulação de "stocks", quer na fábrica quer nos concessionários. A marca não se pronunciou acerca da paragem adicional das suas fábricas, mas fontes sindicais explicaram o que está previsto.

Assim, a fábrica de Mirafiori, onde é feito o Levante, estará parada de 20 de Dezembro a 15 de Janeiro, enquanto a de Griugliasco, que constrói os Ghibli e Quattroporte, estará fechada quatro semanas, entre 15 de Dezembro e 15 de Janeiro. Por fim, a unidade de Modena, que produz o GranTurismo e o GranCabrio, fechou a 15 de Dezembro e reabrirá a 8 de Janeiro.

A situação do Levante é particularmente preocupante para a marca, pois não só está num segmento cujas vendas continuam a subir, como é um lançamento demasiado recente para que as vendas se comecem já a ressentir. Como explicou o analista da Jato Dynamics, Felipe Munoz, ao "Automotive News": "As vendas estão a baixar mais depressa do que poderíamos prever nesta fase do ciclo do produto. É algo difícil de explicar mas muito preocupante para a marca".

Sergio Marchionne, presidente do Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA), a que pertence a Maserati, apresentara um plano para a marca que previa a venda de 75 mil unidades em 2018, contando já com três novos modelos, os Alfieri coupé e cabrio que substituiriam os GranTurismo e GranCabrio e um outro novo automóvel não especificado. A verdade é que a Maserati vai abordar 2018 já em perda e sem que nenhum desses três modelos tenha sido apresentado…

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.