Já vimos muitos campeões do mundo, mas é impossível não reconhecer Juan Manuel Fangio com um dos melhores de sempre. O piloto argentino, conhecido como "El Chueco", venceu 24 grandes prémios e cinco campeonatos – um recorde que permaneceu durante 47 anos até ser batido por Michael Schumacher -, dois dos quais com o carro acima.
Construído depois do lendário 250 F, o Maserati 300 S de 1956 foi o carro que garantiu a Fangio as vitórias no G.P. de Portugal (no Circuito de Monsanto) e no G.P. do Brasil, em Interlagos.
Equipado com um motor de 3.0 litros em linha que debitava aproximadamente 245 cv de potência e com uma carroçaria extremamente leve em alumínio, este Maserati 300 S consegui "bater o pé" a modelos mais potentes, como era o caso do Ferrari 250 TR ou do Jaguar D-Type.
Mas Fangio não foi o único a ficar rendido a este Maserati.
"É um dos meus favoritos. É um dos carros de corrida mais fáceis e equilibrados de sempre", afirmou Sir Stirling Moss, que venceu em Nurburgring e em Buenos Aires com um Maserati 300 S.
Ainda assim, quando se trata deste modelo da Maserati é o nome do argentino Fangio que lhe acrescenta mais valor. E como tal, é um exemplar conduzido pelo argentino que estará no leilão do próximo mês que a Bonhams vai realizar em Pebble Beach.