Tendo já dado o braço a torcer em relação aos motores Diesel que oferece nas gamas Ghibli, Quattroporte e Levante, a Maserati vai agora dar o passo em direcção aos híbridos, preparando a versão "plug-in" do seu primeiro SUV, o Levante. Isto já não é propriamente uma novidade, o seu ex-presidente, Harald Wester, já anunciara essa intenção há um ano… pouco antes de ser substituído por Reid Bigland.
O que é novo é que o Levante híbrido "plug-in" recorrerá a uma mecânica americana, mais concretamente a que já é usada no monovolume Chrysler Pacifica Hybrid. A explicação é simples: a marca do tridente espera que a versão híbrida represente apenas 10% das vendas do Levante, pelo que não faria sentido estar a desenvolver uma nova mecânica só para aquele volume de negócio. Por outro lado, o sistema híbrido desenvolvido pelo grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) é suficientemente compacto e versátil para ser facilmente adaptável ao Levante… e não só! É até viável que o Quattroporte acabe também por receber esta mecânica híbrida.
O Chrysler Pacifica Hybrid (abaixo) utiliza um motor V6 3.6 que funciona no ciclo Atkinson – a exemplo da opção da Toyota da o Prius –, em conjunto com dois motores eléctricos, embora um deles esteja encarregue da função de regeneração da energia de travagem para o carregamento da bateria de iões de lítio de 16 kWh. Que demora apenas duas horas a carregar numa tomada de 240 V, permitindo uma autonomia em modo eléctrico de 48 km. O problema é que a potência total do sistema se fica pelos 260 cv, o que será pouco para o Maserati Levante, pelo que é possível que haja algumas "mexidas", procurando mais algum poderio.
Porque, segundo afirmou recentemente o responsável pelos mercados fora da Europa, Umberto Cini, o Levante híbrido
"será um verdadeiro Maserati".
"E ser um Maserati significa muitas coisas. Uma delas é um enorme prazer de condução. Se conseguirmos proporcionar, com tecnologia híbrida ou tecnologia eléctrica as mesmas sensações que hoje temos com a gama actual, porque não? E a verdade é que já estamos a desenvolver algo nesse sentido".
Ou seja, tudo indica que aquela mecânica híbrida será puxada para os "standards" exigíveis por uma marca como a Maserati. Actualmente o Levante está disponível com dois motores V6, um Diesel de 275 cv e um biturbo a gasolina, com dois níveis de potência, 350 e 430 cv.