Durante a apresentação dos resultados financeiros do segundo trimestre da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) ficámos a conhecer as novidades da Maserati para os próximos três anos. A marca com sede em Modena promete 10 novidades até 2023, entre actualizações novos modelos. O primeiro chega já em 2020 e será um… desportivo!
Com a saída da Ferrari da FCA em 2016, a Maserati passou a ser a marca de posicionamento mais alto na FCA e isso obrigou a uma mudança de estratégia. A gama actual de produtos viu as vendas descer significativamente e foi necessário "arrumar a casa".
Harald Wester voltou a ser o CEO da marca e contratou Jean-Phillipe Leloup para a Maserati Commercial. Mas o tridente só ficou completo com a chegada de Davide Grasso, ex-CEO da Nike Converse, para assumir as funções de director de operações (COO).
A mudança começou a ser anunciada no ano passado, quando Sergio Marchionne, pouco antes do seu falecimento, revelou que a Maserati ia apostar na electrificação e que ia lançar seis modelos até 2022. Agora, o plano estratégico da Maserati foi finalmente apresentado e ficámos a saber que não serão 6 mas sim 10 as novidades a apresentar.
Em 2020 a Maserati prepara-se para actualizar os seus três modelos actuais: Ghibli, Quattroporte e Levante. A fabricante transalpina vai aproveitar para renovar a imagem e o ‘pacote’ tecnológico, uma vez que os anos já se começam a notar.
Mas a grande aposta para o próximo ano é um novo desportivo. Pouco ou nada se sabe acerca deste modelo, mas tudo indica que seja a versão de produção do Alfieri, protótipo apresentado em 2014.
Para o ano seguinte a Maserati promete um SUV mais pequeno que o Levante para posicionar no segmento D-SUV. Por outras palavras, é a resposta da marca italiana da FCA a modelos como o Porsche Macan, o Jaguar F-Pace ou até mesmo o "primo" Alfa Romeo Stelvio.
Haverá ainda espaço para o lançamento de um roadster, que poderá ter por base o desportivo lançado no ano anterior, e para o regresso do Maserati GranTurismo.
Depois do GranTurismo será a vez da Maserati marcar o regresso do GranCabrio, a versão descapotável do primeiro. Ainda assim, a grande novidade reservada para este ano é a nova geração do Quattroporte.
Em 2023 só há uma novidade anunciada, a nova geração do Levante.
No papel, este plano parece ter o que é preciso para que a Maserati volte a ter a força que já teve noutros tempos, resta agora esperar que seja cumprido tal qual foi anunciado.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram? https://www.instagram.com/aquelamaquina/