Nos anos 80 a Mazdaspeed construiu dois 254i para participarem em provas de resistência, nomeadamente as 24 Horas de Le Mans. Era o tempo da "fórmula silhueta" que deu origem a um arrojado modelo de competição inspirado no RX7 de motor rotativo. Apenas o chassis e as portas foram herdadas do veículo de série.
Dois 254i alinharam nas 24 Horas de Le Mans em 1982 com o motor rotativo 13B profundamente alterado. O carro pesava menos de uma tonelada, graças à carroçaria em materiais compósitos, e o motor debitava 300 cv de potência. Terminaram a prova no 14º e 24º lugares.
Os dois Mazda foram utilizados em várias provas no Japão e se um foi destruído num acidente, o outro despareceu até há bem pouco tempo. Foi identificado por um dos chefes de mecânicos da Mazdaspeed, que encontrou sinais de tinta dourada, do tempo em que correu com uma pintura preto e ouro e comprovou o número do chassis.
A Mazda recuperou o protótipo, que será restaurado pela Amemiya, um especialista de veículos da marca de Hiroshima. Este 254i faz parte da história desportiva da Mazda e uma peça importante no caminho de sucesso que terminou com a vitória do 787 B nas 24 Horas de Le Mans em 1982.