O motor rotativo (
Wankel) desapareceu com o fim da produção do Mazda RX-8 em 2012. Agora, a marca japonesa está a desenvolver um novo bloco com esta tecnologia, mas a sua utilização poderá vir a ser diferente do que já aconteceu no passado.
A aposta não passa por um novo desportivo ao estilo dos saudosos RX-7 e RX-8, mas pela tecnologia híbrida. Segundo Mitsuo Hitomi, o responsável pelo desenvolvimento de motores da marca de Hiroshima, um motor rotativo tem todas as características para funcionar como "extensor de autonomia" de um veículo híbrido "plug in", porque é mais compacto do que um motor convencional de combustão interna.
A Mazda já anunciou o lançamento de automóveis eléctricos em 2019, num projecto em que está associada à Toyota, e é logico que não deixe de lado as propostas híbridas com "extensor de autonomia".
Os apaixonados pela performance dos antigos RX-7 e RX-8 vão ter de continuar a sonhar com a possibilidade de vir a surgir um desportivo realizado com base no Concept RX-Vision de 2015 porque se a Honda ressuscitou o
NSX e a Toyota vai recuperar o
Supra, nada indica que a Mazda possa seguir o mesmo caminho. Mitsuo Hitomi admite que o desenvolvimento do motor para esse hipotético modelo não foi esquecido. Só que a questão não é apenas técnica, mas é sobretudo económica, uma vez que a rentabilidade de um desportivo com estas características é muito incerta.