O McLaren F1 é um dos automóveis mais especiais de sempre e, por consequência, um dos que mais tem valorizado. Ainda assim, dos 64 exemplares com autorização para andar na estrada, há exemplares mais valiosos do que outros. Mas o que lhe mostramos acima, com o chassis #018, é provavelmente o mais raro de todos.
A explicação é simples. É que este exemplar é um dos dois existentes que tem um motor na configuração LM. E como se isso não fosse suficiente, ainda tem um "kit" aerodinâmico especial.
Este exemplar vai a leilão no próximo dia 15 de Agosto, em Monterey, pela mão da RM Auctions, e promete render muitos milhões. Recorde-se que nos últimos anos têm sido vendidos exemplares "normais" por mais de 10 milhões de euros.
Esta unidade conta com um motor V12 – fornecido pela BMW – que produz 680 cv de potência e que atinge mais 1000 rpm’s do que o motor convencional. Tem ainda dois radiadores adicionais, um "cooler" para a transmissão e um sistema de escape modificado.
Quanto à carroçaria, tem vários apontamentos aerodinâmicos que lhe permitem gerar muito mais carga descendente do que as versões "normais". Destaca-se a grelha traseira fixa e o enorme "splitter" dianteiro.
Apesar dos vários componentes de competição no exterior, o habitáculo permanece original, o que ajuda a subir ainda mais o valor de mercado desta unidade, que soma 21.500 quilómetros feitos.