Para celebrar o 30º aniversário do primeiro título de Ayrton Senna no Campeonato do Mundo de F1 a McLaren criou um modelo único realizado com base no GTR P1, pintado com as cores do McLaren MP 4/4 do brasileiro.
Foi uma encomenda de um cliente que quer manter o anonimato, e a marca de Woking, no Reino Unido, apenas afirma que se trata de um rico coleccionador.
As cores da Marlboro talvez sejam das mais famosas entre tantas que fazem parte da história da competição automóvel. Pouco se sabe sobre este modelo exclusivo, mas o facto de ter demorado três anos a produzir leva a pensar que há muito mais para além das cores do McLaren MP 4/4 de 1988.
O trabalho foi realizado pela McLaren Special Operations (MSO) e as imagens permitem perceber que tem um "pack" aerodinâmico específico. Fontes próximas da empresa referem a utilização de uma protecção térmica em ouro de 24 quilates entre o motor V8 biturbo com cerca de 1.000 cv e o habitáculo, para evitar que a temperatura suba excessivamente no interior.
O cliente pediu alguns detalhes vermelhos na decoração do habitáculo, mas também a montagem dos bancos do McLaren Senna em vez dos que surgem nos P1.
Este híper-desportivo foi baptizado "Beco", uma referência à alcunha íntima utilizada pelos mais próximos de Ayrton.