Os 570 GT e GT4 são as grandes apostas do momento para a McLaren e não poderiam deixar de ser os "cabeças de cartaz" da passagem da marca de Woking pela semana automóvel de Monterey, nos EUA, onde também se fala numa surpresa que tudo indica que seja o
One-Off X-1, realizado com base no MP4-12 C.
À partida o 570 GT e o 570S GT4 podem parecer duas face da mesma moeda, mas estão em extremos opostos. O GT é um grande desportivo pensado para uma utilização em estrada e o GT4 é um modelo desenvolvido para a competição.
McLaren 570 GT
O motor 3.8 V8 biturbo é o mesmo que surge em todos os McLaren. No GT, mais impressionantes do que os 570 cv de potência são os 600 Nm de binário que permitem uma resposta muito rápida nos regimes intermédios, o que é de extrema importância para um condutor normal.
A direcção foi recalibrada e a suspensão revista para uma utilização em estrada. O mesmo aconteceu num habitáculo redesenhado, que ganhou em requinte e até passou a contar com um porta bagagens com 220 litros de volume.
O 570 GT é capaz de passar de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e pode chegar aos 328 km/h. Estas são performances que interessam a quem pensa numa utilização em estrada, porque para uma utilização em competição não há espaço para requintes... A relação peso/potência é tão importante como o desenho da suspensão e a aerodinâmica. É por estas e por outras que os carros de competição são diferentes.
McLaren 570S GT4