
















Desde que foi relançada, em 2010, a McLaren Automotive tem vindo a crescer de ano para ano e voltou a anunciar um recorde de vendas em 2018, registado um total de 4.806 automóveis vendidos em todo o mundo.
Este número ainda não chega para "morder" os calcanhares da Ferrari ou da Lamborghini, mas convém recordar que só no passado Verão a marca de Woking ultrapassou a barreira das 15 mil unidades vendidas.
Este registo ganha ainda mais relevância quando percebemos que representa uma evolução de 43,9% por comparação com 2017 e que em apenas três anos a divisão de automóveis da marca britânica passou dos 1.650 carros vendidos (em 2015) para quase 5 mil!
De acordo com os dados revelados pela McLaren, o crescimento no mercado europeu foi de 44,2% e no mercado caseiro, o Reino Unido, foi de 49,2%. Ainda assim, a maior evolução registou-se na China, um mercado que já representa 7% das vendas globais da marca e que em 2018 sofreu um crescimento de 122,5%.
O mercado mais importante da McLaren Automotive continua a ser a América do Norte, que recebe mais de um terço dos automóveis que a fabricante britânica produz anualmente.
A McLaren Special Operations (MSO), a fábrica de sonhos de Woking que é responsável pelas versões especiais e personalizadas da McLaren, também está de boa saúde, já que em 2018 viu triplicados os pedidos por comparação com 2017.
Agora que se aproximou da barreira das 5 mil unidades anuais, o próximo objectivo da marca de Woking é electrificar toda a sua gama, uma medida que faz parte do plano estratégico "Track25" e alcançar a barreira das 6 mil unidades produzidas por ano.