O Mercedes 500K é um dos mais fantásticos automóveis do mundo. Produzido entre 1936 e 1939, impressionava tanto pela imagem como pela potência de um motor de oito cilindros em linha que, graças a um compressor Roots (daí a sigla K), debitava 180 cv.
Pesava 2,7 toneladas, mas conseguia chegar aos 160 km/h, uma velocidade vertiginosa para a época. Ao longo da sua história foram utilizados três chassis diferentes e oito carroçarias distintas nas 342 unidades produzidas. Destas, apenas 29 foram realizadas com a configuração 500K Special Roadster, que entrou para a história.
Mas se há automóveis históricos, este é um modelo com uma história digna do argumento de um filme. Foi construído "à medida" de Hans Prym, um reputado industrial, que aderiu ao partido nazi. Foi preso no final da II Guerra Mundial e o exército americano utilizou uma das suas propriedades como base operacional. Era aí que estava guardado o 500K Special Roadster, que desapareceu sem deixar rasto.
Não há duvidas de que foi roubado pelas tropas americanas e enviado para os EUA onde reapareceu em 2011 num leilão, tendo sido arrematado pelo holandês Frans van Haren, que pagou 3,7 milhões de dólares.
Foi um negócio lícito e o passado parecia ter ficado esquecido até que o novo proprietário surgiu na Techno Clássica de Essen com o Mercedes. Este foi apreendido pelas autoridades alemãs que, por determinação do tribunal, o entregaram aos herdeiros de Hans Prym, com base numa determinação de 2012 do tribunal de Hamburgo, que afirmou que o exército americano não tinha o direito de se apropriar do carro.
Depois desta longa história, o 500K Special Roadster regressa agora aos Estados Unidos pelas mãos dos herdeiros de Hans Prym. Vai ser leiloado pela Bonhams e poderá ser vendido por um valor que vai dos cinco aos sete milhões de dólares, qualquer coisa entre 4,48 e 6,27 milhões de euros.