A Mercedes prepara-se para lançar, em 2019, o crossover EQ, o primeiro dos modelos da submarca de eléctrico EQ. Como tal, a marca de Estugarda resolveu analisar a concorrência e alugar um… Tesla Model X!
Esta prática está longe de ser estranha no mundo automóvel, mas não deixa de ser curioso que em vez de comprar um destes modelos a Mercedes tenha preferido alugar um exemplar durante sete semanas através da empresa de "rent-a-car" Sixt.
De acordo com as publicações "Spiegel" e "Jalopnik", este Model X pertence a Monika Kindlein e Manfred van Rinsu - que por sua vez o tinham alugado à "Sixt" - e que quando foi devolvido pela Mercedes vinha com estragos assinaláveis.
As referidas publicações dão ainda conta que este crossover da marca de Elon Musk foi usado em diversos testes e em condições extremas, para além de ter sido todo desmontado para uma análise mais detalhada. Além disso, este Model X foi testado em circuitos junto a Barcelona, em Espanha, e numa pista em Sindelfingen, na Alemanha. Escusado será dizer que este acordo de aluguer proibia uma utilização em pista do automóvel em causa…
Tal como referimos acima, o Model X sofreu danos a vários níveis e a Sixt admitiu ao "Spiegel" que os donos foram compensados pelos estragos e pela desvalorização do automóvel resultante de um uso impróprio. Contudo, este casal não ficou satisfeito com a quantia que recebeu, já que uma avaliação aos estragos estima que a Mercedes tenha causado estragos de 15.674 euros e que o Model X tenha desvalorizado cerca de 2 mil euros. No total, este casal quer receber 99.392 euros…
Contactada pelo "Jalopnik", a Daimler – empresa mãe da Mercedes – não quis comentar esta notícia, mas referiu que "alugar automóveis para comparações é uma prática comum na indústria automóvel". "No caso dos veículos de aluguer sofrerem danos durante o período de aluguer, os procedimentos do seguro são iniciados", acrescentou este porta-voz.