
















Falar da Mercedes é falar de musculados motores V8, mas isso não quer dizer que a marca de Estugarda não dê cartas noutras motorizações. Nos blocos de quatro cilindros, por exemplo, a Mercedes acaba de deixar toda a concorrência para trás, já que apresentou o novo M 139, o motor de quatro cilindros mais potente de sempre. Na versão "S" do futuro A45 AMG vai produzir uns impressionantes 421 cv de potência.
Apesar da potência significativa este bloco continua a ser de 2.0 litros, pelo que a Mercedes conseguiu extrair-lhe cerca de 210 cv por cada litro. Impressionante!
Esta é, de resto, uma unidade totalmente nova, com a Mercedes a dizer que apenas aproveitou algumas porcas e parafusos do M 133 que equipava a família 45 da marca. O bloco foi totalmente redesenhado e o desafio foi enorme. É que para além de ter de cumprir com as novas (e exigentes) normas de emissões, também teve de ser optimizado de forma a manter o peso total controlado. Pesa 160.5 quilos já com fluídos.
Apesar da elevada potência, a Mercedes só "convocou" um turbocompressor para este trabalho. Corre a 1,9 bar na versão A 45 AMG com 387 cv e a 2,1 bar na proposta A 45 S AMG com 421 cv.
Igualmente impressionante é o binário máximo deste motor: 500 Nm na versão "S" e 480 Nm na versão "normal". Este número é conseguido entre as 5000 e as 5200 rpm na versão "S" e entre as 4750 r as 5000 rpm na versão A45.
Numa primeira fase este motor estará disponível nos A45 AMG e A45 S AMG, mas tudo indica que mais tarde também faça parte do catálogo do CLA e do GLA.