Se quer comprar um Mercedes-AMG G500 4×4² é melhor despachar-se, é que a fabricante de Estugarda acaba de comunicar que vai descontinuar este modelo já no final deste mês.
O Mercedes Classe G sempre foi uma proposta radical capaz de dominar todo o tipo de terrenos, tornando-se num máquina de eleição para quem quer um automóvel à prova de aventuras e versátil.
Mas a pensar nos que querem sempre mais, a Mercedes apresentou o G500 4×4² em Dezembro de 2015 – inspirado no ainda mais radical G63 AMG 6x6 – uma versão ainda mais monstruosa (no bom sentido!) do Classe G, aumentando a distância ao solo para 45 cm (mais 24 cm) e dilatando as vias em 29,9 cm para chegar aos 1 774 mm.
Estas alterações, além de garantir um "look" ainda mais imponente a este modelo, também permitiram uma profunda revolução na suspensão, com este G500 4×4² a adoptar uma solução em tudo semelhante ao sistema que a Mercedes-AMG usou no G63 AMG. O mesmo é dizer que a suspensão conta com conjuntos duplos de molas e amortecedores. Em cada conjunto, um dos amortecedores trabalha de modo convencional, com uma dureza fixa, e o outro é regulável pelo condutor através de um comando posicionado na consola central, sendo que é possível optar entre os modos "Confort" e "Sport".
De série estão disponíveis pneus 325/55 montados em jantes de 9,5 x 22 polegadas, mas quem quiser explorar todo o potencial "off-road" desta proposta vai querer optar pelos pneus Mud Terrain 37 x 12,5 montados em jantes de 7,5 x 18 polegadas, pensados e desenvolvidos para uma utilização radical.
A alimentar tudo isto (pesa aproximadamente 3021 quilos) está um gigante bloco V8 biturbo de 4,0 litros que debita 421 cv de potência e 610 Nm de binário (disponível entre as 2250 e as 4750 rpm).
Se ainda não está convencido com estes números tem de saber que este G500 4×4² é uma referência no campo da utilização fora de estrada, sendo que haverá muito poucos sítios onde ele não consegue chegar. Mas isto vem com um preço, e bem alto. No nosso país esta proposta começa nos 289 200 euros, mas felizmente (para a sua carteira!) a Mercedes não disponibiliza opcionais (além dos pneus mais rugosos, a cor exterior e os bancos). Mas já sabe, se quiser um é melhor correr. Vai acabar dentro de dias…