A Mercedes vai introduzir na sua gama um novo conjunto de motores a gasolina de 1.2 e 1.4 litros de injecção directa que fazem parte do objectivo da marca de Estugarda de garantir modelos mais compactos com um melhor consumo e com emissões reduzidas.
Os novos motores de quarto cilindros, que internamente serão conhecidos com o nome de código M282, vão ser lançados no mercado com a nova geração de modelos compactos da Mercedes. O primeiro modelo a receber este motor será o próximo Classe A, que tem estreia marcada para o segundo quarto de 2018.
Mais tarde, e depois do Classe A, será a vez dos restantes elementos da gama de compactos da marca alemã: Classe B, CLA e GLA. Sem esquecer a Classe A Berlina, modelo que já foi antecipado pelo Concept A Sedan, apresentado no Salão de Xangai deste ano, e claro, o
GLB, a grande aposta da Mercedes para rivalizar com o BMW X1 que chega em 2018.
Estes novos blocos 1.2 e 1.4, concebidos para colocação transversal, foram desenvolvidos em conjunto com a Renault-Nissan, como parte do acordo entre a Daimler (proprietário da Mercedes) e a aliança franco-japonesa, sendo que na base desta proposta estão os actuais motores M274, que contam com versões de 1.6 e 2.0 litros. Ainda assim, os actuais M274 também estão a ser alvo de uma profunda actualização, passando daqui para a frente a assumir uma diferente designação: M260.