A Mercedes-Benz anunciou esta terça-feira o seu novo plano estratégico para os próximos anos, que tem como objectivos principais conquistar novos clientes, desenvolver as suas submarcas e claro, aumentar a rentabilidade.
Numa altura em que a indústria automóvel atravessa um período difícil, por culpa da pandemia que afectou todo o planeta, o novo plano estratégico da marca de Estugarda confirma o compromisso com a electrificação da sua gama e desvenda os passos da marca para reforçar a sua posição como fabricante de luxo.
Um dos objectivos principais da Mercedes-Benz para os próximos anos passa por conquistar novos clientes e para isso a marca alemã propõe uma solução bastante simples: apostar no desenvolvimento das suas submarcas.
Além de continuar a dinamizar a Mercedes-AMG e a Mercedes-Maybach, a fabricante germânica quer apostar no desenvolvimento da submarca de modelos eléctricos EQ e criar a submarca G, que tal como o nome sugere terá por base o icónico Mercedes-Benz Classe G.
Quanto à Mercedes-Maybach, a aposta passa por aumentar a gama (para o dobro) e tirar proveito de oportunidades globais, entre elas a elevada procura de automóveis de luxo por parte do mercado chinês.
Quanto à submarca EQ, que tem no novo EQC o seu pilar principal, o objectivo passa por captar novos clientes graças à aposta na tecnologia.
Por fim, para a submarca "G", a ideia é capitalizar ainda mais o icónico jipe que já soma 400 mil unidades vendidas desde 1979. Pouco se sabe sobre esta nova divisão da marca, mas já está confirmado que terá propostas totalmente eléctricas.
Para a submarca EQ, a Mercedes-Benz quer continua a apostar em plataformas eléctricas dedicadas, um elemento diferenciador face a outras marcas concorrentes.
O novo plano estratégico da Mercedes-Benz dá conta ainda de uma forte aposta na área do software para automóveis.
Destaca-se o novo sistema operativo MB.OS., desenvolvido pela própria marca alemã, que permite a centralização do controlo dos vários sistemas dos seus modelos, bem como dos interfaces usados pelos consumidores. Este sistema operativo será lançado em 2024 e vai permitir actualizações mais frequentes.