A Matzker é uma empresa alemã, especialista na transformação de veículos 4x4 em versões Camper. Realizou várias propostas com base em modelos da Land Rover, propostas com base em Mercedes 4x4 e até pick ups Mitsubishi, para já não falar em camiões preparados para partir à aventura.
O novo projecto foi realizado com base na pick up Mercedes Classe X, onde, para além da cama, surge uma cozinha e um frigorífico. Uma grande porta lateral basculante dá acesso a esta moradia sobre rodas. O interior é marcado pelo brilho metálico da bancada que serve de cozinha e onde está disponível um fogão com dois bicos de queima e um pequeno frigorífico.
Os bancos convidam ao descanso e são facilmente convertidos em camas. O tejadilho pode ser elevado para permitir desfrutar do calor das noites nas latitudes onde isso seja convidativo. Apenas falta uma casa de banho.
A transformação proposta pela Matzker não se fica pela habitabilidade desta pick up. Também garante um upgrade no seu desempenho fora de estrada. A suspensão tem um curso mais longo, para permitir absorver as irregularidades dos maus terrenos, estando também disponível um diferencial traseiro específico para o desempenho deste modelo.
Na lista de opcionais, surgem elementos como um painel solar no tejadilho, um sistema de aquecimento de água, plataformas para ajudar a ultrapassar "atascanços", suportes para pneus sobressalentes e um depósito de combustível de maior volume, para maximizar a autonomia.
Este Classe X transformado pela Matzker é uma proposta para quem está interessado em partir na direcção das maiores aventuras, por terrenos mais ou menos inóspitos. Ajuda a garantir o conforto e a qualidade de vida em locais que ficam entre nada e lugar nenhum.
O acesso à evasão não é barato: a transformação custa (na fábrica) 89.900 euros, para além do preço do Classe X que em Portugal tem preços a partir dos 39 mil euros com o motor diesel de quatro cilindros 220d de 163 cv. Mas esta Camper tem outra dimensão com o motor V6 de 258 cv, cujo preço começa nos 64 mil euros.