O Mercedes Benz 770K Grosser Open Tourer de 1939, que integrou a garagem de Adolf Hitler, vai ser leiloado a 17 de Janeiro pela Worldwide Auctioneers, em Scottsdale nos EUA.
O carro terá sido encomendado em 1939 por Erich Kempka, um oficial das SS, da força de elite do regime Nazi, que prestou serviço como motorista pessoal do "Fuhrer". O imponente Mercedes foi utilizado em diversas paradas e na visita de altos dignatários durante o período da II Guerra Mundial.
Enorme nos seus 5,6 ou 6,0 metros de comprimento (conforme as versões), conta com um motor 7.655 cc que teve versões atmosféricas ou equipadas com um compressor Roots e potências de 150 ou 230 cv. Entre 1930 e 1943 terão sido produzidas 117 unidades, uma das quais na versão Pullman (fechada) de 1930 foi comprada pela Policia de Vigilância e Defesa do Estado (PVDE), anterior à PIDE-DGS, para garantir a segurança de Oliveira Salazar depois do ditador ter sido vitima de um atentado a 4 de Julho de 1937, quando se dirigia para a Missa. Este modelo está exposto no Museu do Caramulo.
O Mercedes Benz 770K Grosser Open Tourer de Adolf Hitler conta com o motor de oito cilindros em linha, com 7,7 litros e 230 cv, e uma caixa manual de quatro velocidades e "overdrive". Podia ultrapassar os 160 km/h apesar do seu peso mastodôntico.
A carroçaria aberta é blindada, tal como a zona inferior do chassis. O vidro dianteiro é à prova de bala e a traseira de um habitáculo para seis pessoas pode ser protegida por uma placa blindada retráctil.
No final da II Guerra Mundial as tropas americanas capturaram o Mercedes, que foi enviado para os EUA e vai agora ser leiloado. É um dos cinco exemplares com este tipo que sobreviveram ao conflito (há um exemplar no Museu da Mercedes em Estugarda) e um dos três que está nas mãos de privados.
Dada a raridade e carga histórica deste modelo, é difícil avançar com uma estimativa do preço a que pode vir a ser vendido. Sabe-se que um multimilionário russo terá adquirido em 2009 um exemplar num negocio particular. Falou-se em milhões, mas nunca se soube quanto. Por isso, resta esperar por 17 de Janeiro para ver quanto vai custar o Mercedes de Adolf Hitler. Seja qual for o preço, 10% serão entregues a uma organização que se dedica a explicar às crianças o Holocausto Nazi, para que tal não se venha a repetir…