O G-Wagen da Mercedes não só é um ícone da história do automóvel, como é o mais caro modelo do catálogo da marca de Estugarda. Já era assim e voltou a ser assim com o novo "G".
Na fase de lançamento do novo G-Wagen, a Mercedes apostou em motores a gasolina como mais ou menos potência ou "esteróides" com o rótulo AMG, capazes de grandes aventuras. Mas desde início esteve sempre prevista uma versão mais acessível (diga-se, menos exorbitante) com base no motor diesel, uma proposta que já fez mais sentido do que faz no tempo presente.
É uma opção fundamental para o G-Wagen que, para além de ser um veículo de prestígio nos Emiratos Unidos e uma afirmação de imagem na Califórnia, também está na origem de modelos militares para exércitos de vários países.
O motor 3,0 litros diesel garante 286 cv e um binário de 600 Nm, logo às 1.200 rpm. São valores interessantes, mas ficam a "anos-luz" das ofertas mais musculadas a gasolina. Mesmo assim, a Mercedes diz que o G 350d é capaz de passar de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e atingir os 199 km/h. Não são valores impressionantes, mas são propostas interessantes para um 4x4 com estas características.
O motor está associado a uma caixa automática de nove velocidades e o sistema de três diferenciais permite enfrentar todas as situações que se deparam a uma utilização em todo-o-terreno radical. O G-Wagen é um "alpinista" e, se ele não conseguir subir, muito poucos (ou nenhuns) vão chegar lá...
Ainda não há preços estimados para este modelo, que só vai chegar ao mercado nacional lá para o Verão...